sábado, 2 de abril de 2016

Tolkien é machista?

Essa questão polêmica sempre esteve a tona!!!




Há muito essa questão é debatida e alguns até chegam a acreditar nestes pontos e o blog irá analisar essa questão delicada, que precisa ter muito cuidado ao ser comentada.

Eis a pergunta: Tolkien é machista?

Essa questão é levantada, ainda mais depois da não participação de mulheres no livro Hobbit, tanto que Peter Jackson teve que introduzir Galadriel e criou Tauriel para os três filmes do Hobbit, pois poderia sofrer retaliação do público feminino, já que as obras também tem a aceitação do público feminino.

Nos livros do Senhor dos Anéis, Tolkien já introduziu Galadriel e Eowyn, mas elas tem uma participação pequena, porém, importantes, Já Arwen quase nem aparece na história direito e não é ela que leva Frodo até Valfenda no livro da Sociedade do Anel e sim por Glorfindel, diferente do que acontece no filme.

Nos demais livros do universo da Terra Média, há participações de mais mulheres, contudo, o foco desta questão cai muito em O Hobbit e o Senhor dos Anéis, obras mais famosas e que já ganharam filmes.

Tolkien não é machista, pois o escritor vivia em uma época diferente e se apegou á uma cultura que as mulheres ficam em casa, cuidando das terras do marido, enquanto que os maridos, ou os homens em geral, iam para a guerra.

Mesmo pegando esse fator, Tolkien mudou um pouco essa visão, já que levou Eowyn á matar o Grande Bruxo de Angmar, o líder dos Nazguls, em Senhor dos Anéis O Retorno do Rei.

Além disso, Tolkien vivia numa época que poucas mulheres eram reconhecidas, diferente de hoje, onde temos até presidentes que são mulheres.

A pessoa tem todo o direito de achar que Tolkien é machista, mas é sempre bom refletir sobre isso e ver se seu ponto de vista está certo, antes de falar babaquices sem sentido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário