terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A sinopse do Hobbit feita por Tolkien.

Conteúdo inédito!!!




Quem pensa que Tolkien apenas escreveu o livro do Hobbit, o primeiro a introduzir a terra média, está muito enganado. O autor participou e muito da realização da obra.

O escritor fez ilustrações, mapas, belas ilustrações, além de ter criado a dust jacket, que é aquela capinha que serve para cobrir um livro que tenha capa dura(isso acontece com as edições estadunidenses de Harry Potter). No entanto, o autor também escreveu a sinopse de lançamento.

Para quem não sabe, a sinopse de lançamento serve para induzir que o leitor se interessa e leia a obra do autor.

Contudo, não se sabia que tal material que Tolkien fez existia e a Tolkien Brasil, site brasileiro que fala sobre as obras do autor, conseguiu ter em primeira mão essa sinopse de lançamento para o livro, que foi lançado em 21 de Setembro de 1937.

A sinopse de lançamento do Hobbit é escrita pelo mesmo narrador do livro, que conversa com o leitor. A linguagem é bem simples e é divertida de se ler. 

Confira a sinopse abaixo:
Se você gosta de viagens lá e de volta, para fora do confortável mundo Ocidental, sobre as bordas do Ermo, e em casa outra vez, e pode se interessar por um herói modesto (abençoado com uma pequena sabedoria, uma pequena coragem e considerável boa sorte), aqui está o registro de uma jornada assim e um viajante tal e qual. O período é a época antiga entre a era do Reino Encantado e o domínio dos homens, quando a famosa Floresta das Trevas ainda existia, e as montanhas eram cheias de perigos. Seguindo o caminho de nosso humilde aventureiro, você aprenderá, a propósito (assim como ele) – se é que você já não sabe tudo sobre essas coisas – muito sobre trolls, goblins, anões, e elfos, e captará alguns vislumbres da história e política de um negligenciado porém importante período.

Pois o Sr. Bilbo Bolseiro visitou várias pessoas notáveis; conversou com o dragão Smaug, o Magnífico; e está presente, muito de má vontade, na Batalha dos Cinco Exércitos. Isto é ainda mais notável, já que ele era um hobbit. Hobbits, até agora, têm sido preteridos em história e lenda, talvez porque eles, via de regra, preferem o conforto ao invés de agitação. Mas este relato, baseado em suas memórias pessoais, do ano mais excitante da outrora pacata vida do Sr. Bolseiro dará a você uma justa ideia do estimado povo que agora (é dito) está se tornando mais e mais raro. Eles não gostam de barulho.


Como vocês viram, a linguagem é bem modesta, assim 

como o estilo narrativo do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário