sábado, 14 de novembro de 2015

A Força despertou: Star Wars Episódio 1 A Ameaça Fantasma.

Confira esse especial que está muito legal!!!



O blog irá fazer um especial sobre os filmes de Star Wars e seus conteúdos derivados, visando até chegar em Star Wars O Despertar da Força, que irá estrear em 17 de Dezembro. 

Irei falar de cada episódio nos fins de semana e hoje começaremos com Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma.

Só explicando que não é uma crítica e sim de explicar uma história.

O filme começa com a aparição da Federação do Comércio, que vem sendo uma pedra no sapato da república, já que cobrava pagamentos de impostos a sistema remotos, além de bloquear remessas que vem do planeta Naboo.

Com isso, o chanceler Valorum manda dois cavaleiros Jedi, o mestre Jedi Quin - Gon e seu aprendiz Obi Wan Kenobi, como embaixadores da república, que foram até a estação comercial, conversar com o vice - rei Gunray, que está por trás disso(claro, tudo arquitetado por Darth Sidious) visando chegar a um acordo.

 Imagem de Quin Gon e Obi Wan Kenobi, que foram enviados pela república para selar um acordo de paz com a Federação do Comércio.

No entanto, a federação descobre que esses dois embaixadores são Jedis e acabam indo atrás deles. Os Jedis acabam escapando e vão parar no planeta Naboo, no qual acabam conhecendo Jar Jar Binks, um Gungan que foi expulso de seu reino por ser atrapalhado.

 Jar Jar Binks

Sabendo dos planos da Federação de invadir Naboo e outras regiões submersas do sistema. Quin - Gon decidiu avisar o chefe Nass, chefe dos Gungans em Gunga City, sobre os planos da Federação e sugeriu que os Gungans ajudassem o povo de Naboo, que seria a primeira cidade invadida e caso derrotassem os droides de combate(mandados pela Federação), Gunga City não seria tomada. Contudo, o rei Gungan decidiu ficar por fora. 

Quin Gon então teve que achar um meio para avisar Naboo sobre os fracassos da negociação. O chefe Nass possibilitou que os Jedis fossem ir no caminho de Bongo, um meio mais rápido para chegar a Naboo, mas que teria de passar pelo núcleo do planeta, que tem criaturas perigosas, como os Goober, que são peixes grandes.

Enquanto isso, a rainha Amidala, rainha de Naboo, se posicionou contra o boicote que Naboo sofria da Federação de Comércio e a resposta da Federação foi invadir Naboo. Além disso, Darth Sidious ordenou que quando Naboo fosse invadida, que o vice - rei forçasse Amidala a assinar um tratado que oficializaria a invasão.



Há a invasão e a Federação acaba prendendo a rainha, com o intuito de forçá-la a assinar o acordo. Contudo, Qui Gon e Obi Wan conseguem resgatar Amidala e fugir de Naboo. No entanto, na escapada, acabam se deparando com o Bloqueio Comercial da Federação, que acaba destruindo o gerador de escudo da nave de Naboo. Porém, R2-D2 conseguiu religar a energia e eles conseguiram passar pelo bloqueio. Depois deste ato heroico, R2-D2 foi condecorado pela rainha.

A intenção da rainha, após ter sido convencida pelo governador de Naboo e os Jedis, era chegar em Coruscant, já que tentaria convencer o senado a ajudar Naboo contra a invasão, além de fazer parte do congresso o senador de Naboo Palpatine, que também nasceu no planeta, assim como Amidala.

O destino da nave nubian foi Tattoine, planeta que tem na maioria de sua região fazendas de umidificações, tribos nativas e escavadores. O motivo da parada no planeta acabou sendo que tinham que achar peças para consertar o hiperpropulsor da nave, que foi danificado pelo Bloqueio Comercial. E Tattoine foi o lugar escolhido, pois não tinha a juridição da Federação, já que era controlado pelos Hutts.

Sabendo da fugida de Amidala, Darth Sidious manda seu aprendiz Darth Maul ir atrás deles, mas primeiro iriar atrás e matar os Jedis que a protegem, já que iria facilitar depois na captura da rainha.

E aí entra Anakin Skywalker, que anos depois se tornaria Darth Vader.

 Imagem de Anakin criança.

Quin Gon, Jar Jar Binks, R2-D2 e Padmé(dama de honra da rainha Amidala, que foi junto na expedição a Tattoine a mando da rainha, já que esta queria conhecer o planeta) foram até a loja de Watto, que era o único que tinha a peça T327, que serviria para consertar a nave.

Nesse meio tempo, há o primeiro contato de Padmé,Quin Gon, R2-D2 e Jar Jar Binks com Anakin Skywalker, que era escravo de Watto.

Anakin e sua mãe Shimi sempre foram escravos, desde quando Ani nasceu. Primeiro eles pertenciam a Gardulla, o Hutt, que acabou perdendo a guarda dos dois para Watto em uma corrida de pod, que é a grande atração de Boonda Eve, no qual Anakin participa como piloto, sendo o único humano a participar do evento.

Na galáxia, há leis contra o escravagismo, ditadas pela república, mas a república não funciona em Tattoine e por isso que os escravos acabam não sendo libertados.

Devido a uma forte tempestade de areia e sem conseguir peças para a nave nubian, já que Watto não aceitava dinheiro da república, Quin Gon teve que se hospedar na casa de Anakin.

O garoto tinha um talento para construiu e consertar objetos, tanto que foi o responsável por criar C3PO, que serviria para ser um droide de etiqueta, ajudando sua mãe no trabalho.

Lá o mestre Jedi percebeu que Anakin tinha a força, tanto que pediu para Obi Wan verificar a contagem do sangue do garoto, na base dos mid-chlorians e descobriu - se que ele tem 200.000 mid-chlorians, que é superior até os do mestre Yoda.

Como se interessou pelo menino, Quin Gon aceitou a ajuda de Anakin na compra das peças para consertar a nave nubian. Quin Gon acabou fazendo uma aposta com Watto, que não queria que Anakin participasse da corrida de pod. 

O Jedi disse que iria fornecer a nave de Naboo a Watto na aposta e ele teria que pagar a inscrição de Ani. 

A aposta foi que se Anakin ganhasse, Watto teria que dar as peças requeridas para a nave a Quin Gon. Agora, se perdesse, o Turkdyano ficaria com a nave noobiana. Padmé não gostou do acordo, mas Quin Gon sabia o que estava fazendo.

Percebendo algo muito especial no garoto, o mestre Jedi acabou mudando a proposta do acordo. Agora, se o futuro Darth Vader ganhasse a corrida, Quin Gon ficaria com as peças e libertaria Anakin e sua mãe Shimi.

Como Watto achou irresponsável Quin Gon libertar dois escravos, o mestre Jed abriu uma brecha para somente um e este acabou sendo Anakin.

 Imagem da corrida de Pod, que ocorre em Boonda Eve.

Na corrida dos Pods, Anakin acabou vencendo e conseguiu que Quin Gon tivesse as peças e como tinha prometido, levou Anakin para iniciar seu treinamento Jedi, porém, teria que passar antes pelo Conselho Jedi, que daria o aval para que Anakin iniciasse seus treinamentos.

Quando ambos estavam quase conseguindo chegar na nave, foram surpreendidos por um ataque de Darth Maul. Quin Gon conseguiu escapar com vida e logo em seguida, apresentou Anakin e Obi Wan Kenobi, que anos mais tarde, seria o seu mestre Jedi.

Com a nave consertada, a trupe foi até Coruscant, a capital da República e a partir deste momento, a rainha Amidala percebe que o senado também não está 100% perfeito, tudo isso com a ajuda do senador Palpatine.

Apesar do chanceler Valorum ter a confiança da rainha Amidala, Palpatine começa a fazer a cabeça da politica, afirmando que o chanceler está envolvido em corrupções, possibilitando que burocratas de meia tigela governassem a república. O senador fala então que devido a situação no congresso, é melhor ela aceitar por um pouco a invasão da federação em Naboo, no qual ela discorda totalmente.

Na sessão especial, Amidala fala que Naboo foi invadida pela Federação do Comércio, que lhe forçaram a assinar um tratado, no qual membros da entidade acabaram negando e pediram que uma comissão do senado fossem visitar a cidade, para provar se realmente o planeta foi invadido, mesmo com a mesa principal do congresso não aceitar o reconhecimento da entidade comercial. Neste plano, a Federação teve o apoio do Congresso de Malastare

Logo após, o Chanceler acaba recuando e afirma que por enquanto, aplicou - se uma moção em que o senado iria discutir se vai mesmo ajudar Naboo.

Com Palpatine fungando o cangote de Amidala, a rainha afirmou que o Chanceler Valorum não é mais digno de confiança, que está aquém do esperado para tratar de uma situação dessa, que não pode esperar o senado debater a questão, enquanto seu povo está sofrendo e decidi retirar Valorum de seu cargo, convocando novas eleições para Chanceler Supremo.

Palpatine acabou se candidatando ao cargo de Chanceler Supremo, juntamente com Baill Antilles, de Aldeeran e Ainlee Tam, do sistema de Malastare. O senador de Naboo conseguiu o cargo.

Palpatine, senador de Naboo que acabou se tornando Chanceler Supremo.

No Conselho Jedi, Quin Gon acaba relatando o ataque que sofreu de Darth Maul e ainda fala sobre Anakin, que foi o ponto de convergência que ele encontrou na força. Segundo uma antiga profecia, aquele que foi concebido pelos Mid-Chlorians seria o escolhido para restaurar o equilíbrio da força e como Ani não tinha pai, Quin Gon acredita que ele seja realmente o escolhido.

Mace Windu, que faz parte do Conselho Jedi, aceitou fazer o teste no garoto, mas Anakin acabou não sendo aprovado, com a justificativa que o menino é velho demais para iniciar os treinamentos, tendo uma força que é muito perigosa para os Jedis.

Não conformado com isso, Quin Gon afirma que irá treinar o garoto. Contudo, como disse mestre Yoda, ele não poderá ter dois padawans, somente um, já que violaria o código Jedi. Então o Jedi decidiu nomear Obi Wan como mestre de Anakin. Mesmo assim, o conselho não aprovou.

Devido as suas opiniões divergentes diante do Conselho Jedi, Quin Gon nunca foi aceito no Conselho Jedi, mesmo já sendo um mestre.

Quin Gon foi instruído para escoltar Amidala de volta a Naboo, já que a rainha estaria voltando á sua terra natal, devido ao fato de ver que o senado galático estava corrupto e em nada poderia ajudar.

Como estaria de volta a Naboo, Amidala teria que assinar o tratado. Os Jedis e o staff da rainha decidiram fazer uma aliança com os Gungans, que se encontravam em um lugar sagrado, já que os droides já estavam invadindo cidades submersas. Neste encontro, Padmé revela-se que é a verdadeira rainha Amidala e os Gungans aceitam fazer uma aliança.

Devido ao seu empenho de unir Gungans e Naboo, Chefe Nass fez Jar Jar Binks se tornar general do exército gungan.

O plano da rainha era que os Gungans distraíssem os droides no campo 4 de Naboo, uma região com vasto gramado verde, a equipe de Amidala invadiria o palácio de Naboo por passagens secretas e outro time de pilotos iria até o centro de operações da Federação de Comércio, para destruir o gerador de droides, acabando com essa guerra.

Já sabendo dos planos de Amidala, já que conseguiram rastrear a nava nubian, a Federação do Comércio enviou droides para o campo de batalha e Sidious acabou enviando seu aprendiz Darth Maul a Naboo, a fim de acompanhar o processo.

O plano estava indo bem, até a aparição de Darth Maul. No entanto, Quin Gon e Obi Wan cuidaram desse assunto e fizeram uma das batalhas mais épicas de toda a franquia de Star Wars.

Cena da luta entre Quin Gon e Obi Wan contra Darth Maul.

A rainha Amidala conseguiu a vitória, já que Anakin, juntamente com R2-D2, conseguiu destruir o centro de operações do comércio, desligando todos os droides. Com isso, o vice - rei Gunray foi levado ao senado, para interrogações. 

No entanto, no duelo diante de Darth Maul, Quin Gon foi morto e logo após a morte do Sith, Obi Wan prometeu ao seu antigo mestre que iria treinar Anakin.

Mestre Yoda nomeou Obi Wan como cavalheiro Jedi e depois de muita relutância, aceitou que Obi Wan fosse o mestre de Anakin, no seu caminho para se tornar um Jedi.

Na cremação de Quin - Gon, os Jedis acabam confirmando que os Sith, que estavam extintos há 1000 anos, haviam retornado.

O filme termina com Naboo e os Gungans firmando um acordo de paz, além de Anakin já se apresentar como Padawan.

Cerimônia que promoveu a paz entre os povos de Naboo e os Gungans.

Não percam que amanhã falarei sobre Star Wars Episódio II O Ataque dos Clones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário