sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A trilogia Hobbit é ruim?

A questão foi levantada após declaração polêmica de Peter Jackson.



O premiado diretor Peter Jackson, responsável por fazer toda a trilogia Senhor dos Anéis levar 17 oscars, além de ser o principal condutor da trilogia O Hobbit, deu uma declaração polêmica sobre o seu último trabalho realizado, contando a trajetória de Bilbo Bolseiro e suas aventuras com os anões.

Jackson afirmou em entrevista ao jornal inglês The Guardian que não se focou exclusivamente a trilogia Hobbit, que não sabia o que estava fazendo, tendo que pedir apoio aos produtores, além de explicar o processo do começo do projeto, já que quem iria dirigir os filmes seria Guillermo Del Toro, que depois passou a ser somente produtor executivo.

Grande parte dos fãs(nem todos) e críticos, a trilogia Hobbit deixou a desejar, já que o diretor inventou muito, querendo parecer com o Senhor dos Anéis, algo que não condiz com a história vinda do livro e essas referências a Senhor dos Anéis justificaria o porquê que um livro de o Hobbit(só tem um livro, não sendo igual a Senhor dos Anéis, que são três) fosse uma nova trilogia.

Em si, a trilogia O Hobbit não é ruim, com os personagens sendo bem desenvolvidos, com o roteiro mostrando bem o equilíbrio da missão de Bilbo e dos anões para tirar Erebor do domínio de Smaug e depois da missão cumprida, o fato de Thorin ter enlouquecido com o vasto tesouro existente nos salões de Erebor, ao mesmo tempo que deixa pistas para o Senhor dos Anéis, desde o fato de Radagast ter encontrado uma espada de Mordor em Dol Goldur, quando Gandalf, a mando de Galadriel, descobre que Dol Goldur está sob posse de Sauron e quando Elrond, Sauruman e Galadriel vão resgatar Gandalf de Dol Goldur, já que este acabou sendo aprisionado. Galadriel acaba expulsando Sauron de Dol Goldur e este acaba indo para Mordor, no qual ficaria de forma fixa nos filmes do Senhor dos Anéis.

Os três filmes do Hobbit tem seus pontos altos e baixos. Os pontos altos são as cenas de lutas nas cavernas dos orcs(Uma Jornada Inesperada), no riacho da Floresta das Trevas(A Desolação de Smaug) e o resgate de Gandalf em Dol Goldur(A Batalha dos Cinco Exércitos). No último filme, a Batalha dos Cinco Exércitos é bem feita, mas não consegue ser impactante.

Os pontos baixos são a aparição de Legolas, algo que poderia ter sido evitado e que ficou meio esquisito e a criação de Tauriel.

Para quem leu o livro O Hobbit(1937), nenhuma mulher aparece na história. Para não magoar o público feminino, que é bastante forte em Senhor dos Anéis, Peter Jackson decidiu criar uma elfa, que seria valente e que logo depois, se interessaria pelo anão Kili, que morreria em A Batalha dos Cinco Exércitos.

A personagem de Tauriel não foi bem explorada na história, sem acrescentar nada na mitologia da terra média.

Jackson quis que Tauriel e Kili se apaixonassem para mostrar uma possível união entre elfos e anões, já que ambas as raças se odeiam, onde até se parece um pouco com Romeu e Julieta, quando duas famílias se odeiam muito e seus filhos acabam se apaixonando um pelo outro.

A grande questão desse romance é que não precisava mostrar uma união de laços entre anões e elfos, mostrando que nem todos são iguais aos de sua raça, já que isso já é mostrado na relação entre Gimli e Legolas na trilogia O Senhor dos Anéis.

De toda a trilogia Hobbit, o mais fraco é a Batalha dos Cinco Exércitos(2014). O filme não é ruim e é bom, tendo uma boa química entre Bilbo e os anões, com Thorin já começando a ficar doido com o tesouro de Erebor, mostrando a sua loucura já como regente da Montanha Solitária além de mostrar bem o momento que Bard pede para o rei de Erebor dividir parte do tesouro para o povo da Cidade do Lago, que teve sua cidade devastada pelo poderio de fogo do dragão Smaug(também é uma cena bem legal), com Thorin sendo sarcástico e dizendo não e a cena em que Gandalf aparece no inicio da batalha entre elfos e anões, dizendo para pararem de ter essa briga inútil, para se concentrar no inimigo, já que Azog(deixando de lado seu lado de caçar anões e mostrando ser um general de um exército orc) estava preparando uma investida visando tomar Erebor, a mando de Sauron. No outro lado, deixa a desejar e mostra que Peter Jackson pode ter se cansado de usar o material de Tolkien.

Muita gente reclamou que a trilogia Hobbit faz referências desnecessárias a Senhor dos Anéis e penso o contrário, já que a cena em que Gandalf é resgatado em Dol Goldur aparece no Conselho de Elrond, no livro Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel(não aparece no filme) e nos apêndices de O Retorno do Rei(1955), é citado o fato de Sauron realmente querer que Smaug fosse seu aliado, como é deixado claro nos filmes.

A trilogia Hobbit é uma boa trilogia, mas que em nada supera o Senhor dos Anéis, seja por clímax das batalhas, como no desenvolvimento dos personagens e a história em si.

15 comentários:

  1. Que palhaçada e que pouca vergonha esse imbecil do Peter Jackson sempre fez a vida inteira. Vivia andando e posando para fotos descalço e de bermuda com as pernas de fora por aí o tempo todo sem parar sem nenhum constrangimento mesmo sendo gordo e feio apenas para excitar sexualmente seus próprios fãs e admiradores desse modo, vivia proferindo e fazendo palavras e gestos obscenos e imorais para todo mundo no cinema e na vida real além de brigar e desafiar estupidamente os seus próprios superiores em Hollywood tendo chegado inclusive ao cúmulo de dar uma resposta extremamente grosseira e mal educada para o seu antigo produtor americano Michael Lynne com direito inclusive a um palavrão e uma ofensa bastante pornográficos e indecentes, vive vestido igual a um mendigo e um vagabundo e um morador de rua qualquer com roupas podres e velhas encardidas e amarrotadas feito ele próprio sem jamais fazer a barba e nem cortar o cabelo e nem tomar banho também proferindo sujeiras e obscenidades o tempo todo sem parar feito o verdadeiro e indecente ogro e a aberração da natureza grotesca e imoral que é e sempre foi e ainda por cima queria roubar e desfalcar de propósito uma quantia enorme e absurda em dinheiro da New Line Cinema sendo que ele terminou se dando mal de vez por causa disso com a própria New Line e o produtor americano Robert Shaye tendo passado de vez a perna nele obrigando-o a cumprir uma carga desumana de trabalho até ele ficar doente e envelhecer precocemente também por causa disso. Foi muito bem feito tudo isso o que aconteceu de ruim pro Peter Jackson além dele ter sido insultado e difamado pelo mundo inteiro na Internet como se ele mesmo fosse um crápula e um criminoso também. Depois esse palhaço do Peter Jackson teve a hipocrisia e a desfaçatez de dizer que rivalidade não leva a nada sendo que ele sempre brigou e competiu de maneira desleal a vida inteira com todo mundo sem exceção apenas para ele chegar aonde ele chegou. Aqui se faz, aqui se paga, prezado Peter Jackson.

    ResponderExcluir
  2. Se esse safado desse Peter Jackson tivesse mesmo um pingo sequer de vergonha na cara, ele jamais teria se tornado um diretor de cinema riquíssimo e famoso em Hollywood e no mundo inteiro e nem teria ido pra cama com todo mundo também apenas para todo mundo tacar pedra nele na Internet por causa dos seus próprios e inúmeros podres sendo que esse sujeito a toa deveria mesmo era viver isolado e anônimo até a morte no seu próprio paisinho medíocre e inútil localizado no outro lado do mundo que é a porcaria da Nova Zelândia onde ele não iria encher o saco de mais ninguém como ele infelizmente fez depois de adulto.

    ResponderExcluir
  3. No final das contas, o Peter Jackson foi só mais um reles e descartável empregadinho e objeto sexual e financeiro estrangeiro e dispensável qualquer de Hollywood que foi sugado até a última gota de sangue e depois jogado fora no lixo depois de velho e inútil como ele se encontra agora.

    ResponderExcluir
  4. Sem contar também que o Peter Jackson deve feder igual a um bode com aquele aspecto imundo e desleixado dele sendo que os produtores, cineastas e atores e atrizes americanos e internacionais de Hollywood tinham mesmo muita coragem e estômago de sobra de ir para cama com um suíno e um leitão neozelandês seboso e encardido ao extremo feito ele.

    ResponderExcluir
  5. Jamais perdi meu tempo com essas baboseiras inúteis de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e J. R. R. Tolkien assim como eu também já estou de saco cheio desse babaca do Peter Jackson e daquele país de merda dele que é tal da Nova Zelândia que não serve para absolutamente nada feito o próprio Peter Jackson e todos os filmes idiotas dele também.

    ResponderExcluir
  6. Muito gente ao redor do mundo infelizmente ainda continua perdendo tempo e dinheiro a toa com todo esse lixo inútil inglês e neozelandês de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, J. R. R. Tolkien e Peter Jackson sinceramente não sei porquê.

    ResponderExcluir
  7. Somente um louco ou então gente sem noção seria mesmo capaz de gostar dessa pasmaceira inglesa e neozelandesa inútil e absurda de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, J. R. R. Tolkien e Peter Jackson ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. Aquele velho imbecil e americano do Ralph Bakshi também foi outro palhaço que trouxe essa besteira de O Senhor dos Anéis para o cinema.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço muito a Deus pelo Peter Jackson não ser brasileiro e mais ainda por ele jamais ter vindo ao Brasil porquê eu jamais iria querer que esse sujeito a toa que é o ogro e porco mais sujo e nojento que existe no mundo inteiro empesteasse o meu país com toda a imundície e a depravação dele também.

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo já se aborreceu de vez com o Peter Jackson de modo que agora ninguém mais quer saber dele depois de velho e acabado também.

    ResponderExcluir
  11. Porquê ninguém mais quer saber do Peter Jackson depois de velho e acabado como ele está agora? Porquê esse cara já encheu demais o saco de todo mundo. Simples assim.

    ResponderExcluir
  12. Que Peter Jackson continue a importunar todo mundo como ele sempre fez se ele quiser, até que todos se cansem dele e o defenestrem de vez de suas próprias vidas como eu e inúmeras pessoas já o fizemos também.

    ResponderExcluir
  13. E pensar que toda essa confusão que houve nas últimas décadas foi apenas por causa desse vadio qualquer desse Peter Jackson.

    ResponderExcluir
  14. Adeus, Peter Jackson. Você é parte do meu passado e por causa disso, eu resolvi deixar você para trás para sempre. Até nunca mais, Peter. Amém.

    ResponderExcluir