domingo, 15 de novembro de 2015

A Força despertou: Star Wars Episódio II O Ataque dos Clones

Hoje falaremos sobre o Episódio II de Star Wars!!!



Hoje o especial A Força Despertou irá falar sobre Star Wars Episódio II O Ataque dos Clones, filme mais uma vez dirigido por George Lucas, lançado em 2002, três anos após Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma(1999).

O filme se situa 10 anos após os acontecimentos de Ameaça Fantasma e agora a rainha Amidala não é mais monarca de Naboo, se tornando senadora do planeta e que estava a caminho de Coruscant, para votar sobre a questão de criar um exercito militar da república contra os planetas que se separaram da república, sobre a influência do misterioso Conde Dookan.

Quando chegou na capital da república, a senadora Amidala sofreu um atentando que acabou matando o seu disfarce, Cordé.

Ao relatar o ataque ao Chanceler Palpatine, Padmé acha que Dookan está por trás do atentando, o Chanceler manda o Conselho Jedi designar dois cavaleiros jedis para proteger a senadora e estes são Obi Wan Kenobi e seu padawan Anakin Skywalker, que não é mais a criança de A Ameaça Fantasma e sim um adulto.

Neste episódio, já vemos com mais detalhes o temperamento explosivo de Anakin, questionando os métodos de seu mestre e sua aproximação com Palpatine. Isso será muito importante no próximo episódio.

 Foto de Obi Wan, já como mestre Jedi e Anakin, seu padawan.

Além disso, Anakin acaba se interessando amorosamente por Padmé e também é algo muito bem explorado no filme.

Bom, os cavaleiros Jedis foram instruídos para somente proteger Padmé, mas Anakin acha que eles também devem investigar o caso, já causando o primeiro debate entre mestre e aprendiz.

Enquanto isso, Zam, um transformo que foi mandada por Jango Fett, caçador de recompensas, para matar Amidala e fracassou na primeira tentativa, recebeu uma outra chance de exterminar a senadora. Contudo, seus planos foram interrompidos por Obi Wan e Anakin e para não revelar a identidade de Jango, o caçador acabou matando - a. No entanto, Obi Wan reconheceu o dado tóxico que acabou assassinando Zam.

Ao relatar o caso para o Conselho Jedi, Obi Wan foi instruído para perseguir o caçador de recompensas e Anakin acabou sendo incumbido de levar Padmé de volta a Naboo, para ficar em segurança, até que Obi Wan descubra quem está por trás disso.

Como a rainha seria teimosa de sair em Coruscant, até dar o seu voto, Anakin teve que recorrer a Palpatine, que prometeu convecer a senadora a voltar para Naboo.

Amidala teve que se contentar em voltar a Naboo e deixou Jar Jar Binks(que representava os Gungans no senado) como representante de Naboo, enquanto ela estava fora. Anakin e Padmé voltaram ao planeta natal da ex-rainha através de uma nave de refugiados, justamente visando não serem vistos e reconhecidos.

 Anakin e Amidala indo para Naboo.

Obi Wan iniciou a sua investigação para descobrir sobre o caçador de recompensas. Ele foi falar com um antigo amigo seu chamado Dex, que lhe falou que o dado toxico que matou Zam é proveniente do planeta Kamino, que fica além da orla exterior.

O mestre Jedi tentou encontrar o planeta, mas não estava no mapa dos arquivos da Ordem Jedi. Então pediu ajuda a mestre Yoda e juntamente com os seus padawans, descobriu que para achar o local, era preciso ir até o Centro de Atuação da Gravidade e aí sim encontraria o planeta perdido. E Obi Wan chega a conclusão que a localização de Kamino foi apagada do sistema e Yoda prometeu que iria meditar sobre isso.

Amidala e Anakin chegam a Naboo e o padawan descobre o porque da senadora ter deixado o posto de rainha, pois ela achava que ainda não tinha experiência necessária para ser uma monarca. Porém, quando a atual rainha de Naboo lhe ofereceu o cargo de senadora, Padmé não pode recusar.

Em Naboo, Padmé fica escondida em Terra Lacustre, lugar onde ela cresceu, até que a situação se resolvesse. Neste meio tempo, Anakin começa a falar para Amidala sobre sua paixão que sentia por ela, mesmo indo contra aos princípios Jedi, já que o código Jedi proíbe relacionamentos amorosos.

Obi Wan consegue chegar a Kamino e descobre, através do primeiro ministro do planeta, Lama Su, que 10 anos atrás, o mestre Jedi Saifo Vias pediu para que os kamonianos construíssem um exército de clones para a República, tanto que 200 mil unidades já estavam prontas e 1 milhão estava a caminho.

Os clones tiveram educação de combate, educação militar, são criativos, obedecem qualquer ordem sem questionar e tem crescimento acelerado, já que o programa existe há cinco anos.

Além disso, os clones tiveram como base a figura de Jango Fett, o caçador de recompensas, que pediu para que fossem menos dependentes do seu clonador. O mestre Jedi então descobre que Fett mora no planeta, além de receber um pagamento saudável.

Referências da trilogia clássica começam a aparecer!!!

Kamino, o planeta perdido, lar dos clonadores.

Obi Wan foi ao encontro de Jango Fett, que tinha acabado de retornar de uma viagem, juntamente com seu filho Boba Fett(sim, ele que depois se tornaria também um Caçador de Recompensas e que teria uma morte dolorosa) e Fett acaba escorregando que não foi contratado por Zaifo Vias para ser modelo dos clones e sim por um certo Darth Tyrannus.

Boba Fett ainda criança

Obi Wan relata seu encontro com Jango Fett e os clonadores ao Conselho Jedi, que relatam que não sabiam que Zaifo Vias criou um exército de clones e mesmo se soubessem, não autorizariam a criação deste. Então Yoda mandou Kenobi levar Fett para a presença dos representantes do Conselho, visando esclarecer essa questão.

Entretanto, o caçador acabou escapando e parando no planeta Geonosis, com Obi Wan na sua cola e descobre que o lugar está repleto de naves da Federação do Comércio.

Enquanto isso, em Naboo, Anakin continua tendo pesadelos com sua mãe morrendo e mesmo tendo sido orientando para não sair do planeta, Skywalker retornou á sua terra natal, Tattoine, juntamente com Padmé e R2D2.

Tendo uma conversa com Watto, seu antigo chefe, Anakin descobre que sua mãe foi vendida após a libertação de Anakin, ocorrida no Episódio I. 

Shmi virou propriedade de Clieg Lars(outra referência da trilogia clássica), que é um fazendeiro de umidificação e sua morada é no outro lado do aeorporto espacial Mos Esley.

Lá ele volta a ver C3PO, sua criação e que está completo, diferente do que vimos em Episódio I, e conhece Cliegg Lars, marido de Shmi, além do seu filho Owen Lars e sua namorada Beru. Mais tarde, Owen e Beru seriam o tio de Luke Skywalker.

Anakin descobre que sua mãe foi raptada pelo Povo de Areia e Cliegg até mandou uma equipe de resgate, com 30 pessoas, só voltando 4. Inclusive, Cliegg chegou a perder a perna, minando suas chances de acreditar que Shmi ainda estivesse viva.

O Jedi então decide ir atrás de sua mãe, deixando Padmé na casa dos Lars. Ele chega ao local e ainda consegue falar com sua mãe, mas esta, muito ferida, acaba morrendo. Num ato de raiva, Anakin extermina todos os habitantes da aldeia tusken e Quin Gon, antigo mestre de Obi Wan, que acredita que Anakin é o escolhido, tenta alertar a Skywalker para não fazer isso, mas sua tentativa é frustada. Yoda chega a sentir essa cena.

 O momento que Anakin começa o seu ataque contra o povo da areia.

Anakin retornou para a casa dos Lars e começa a mostrar seu lado sombrio a Padmé, que o acalma depois. Skywalker enterra sua mãe e promete que não irá falhar de novo, como falhou com ela.

Em Geonosis, Obi Wan descobre que é a Federação do Comércio que está por trás do ataque terrorista a Amidala, tendo a ajuda de Conde Dookan, além de ele fazer uma campanha para mais sistemas se juntarem á sua causa ideológica, afirmando que está formando um exército de droides muito poderosos, que iriam aniquilar a República.

Conde Dookan

Quando estava dando o recado daquilo que presenciou a Anakin, Obi Wan acabou sendo atacado. O padawan transmite a mensagem para Coruscant e mestre Windu recomenda que Anakin fique onde quer que ele esteja, protegendo Amidala, enquanto que Windu iria, junto com um exercito de Jedis, para Geonosis.

Como Coruscant estava longe de Geonosis e Tattoine estava mais perto, Amidala decide resgatar Obi Wan, juntamente com Anakin, C3PO e R2D2.

Enquanto isso, na capital da República, como representante de Naboo, Jar Jar Binks dá poderes emergenciais ao Chanceler Palpatine, para poder criar um exercito e derrotar os separatistas. Palpatine prometeu retirar esses poderes quando o conflito acabasse.

Com isso, Yoda acabou indo até Kamino, para descobrir mais sobre esse exército clone.

Em Geonosis, Conde Dookan revela a Obi Wan que o senado galático está sobre a influência de um lorde sith chamado Darth Sidious, que obscureceu a visão dos Jedis e soube dessa informação através do vice - rei Gunray(preso em Episódio I, mas depois de 4 sessões no congresso, ainda continuou sendo vice - rei da Federação do Comércio), que trabalhou junto com o lorde sombrio dez anos atrás.

Anakin, Padmé e os cavalheiros Jedis conseguem chegar em Geonosis, no qual travam uma batalha, tendo depois a ajuda de Yoda, que estava junto com o exército clone.

A Batalha de Geonosis deu inicio a Guerra dos Clones, uma das guerras mais importantes da galáxia, que só terminou no Episódio III A Vingança dos Sith, como será relatado mais tarde.

Imagem da Batalha de Geonosis, que deu inicio a Guerra dos Clones.

Durante a Batalha de Geonosis, Jango Fett foi decapitado por Mestre Windu, Anakin perde seu braço por culpa de Dookan, há uma luta entre Yoda e Dookan e o lorde sith acabou fugindo.

Dookan foi até o encontro com seu mestre sombrio, Darth Sidious, com seu nome sith sendo Darth Tyrannus e ele entrega os planos que chegou a desenvolver em Geonosis, que é o primeiro esboço da Estrela da Morte(mais uma referência a trilogia clássica).

Obi Wan relata ao Conselho Jedi o que ouviu de Dookan, de que um lorde sith estaria comandando o senado galático e Yoda prometeu que os Jedis estariam de olho no congresso.

E o filme termina com Anakin e Padmé, que revelou a sua paixão pelo Jedi na Batalha de Geonosis, se casando escondido do senado e da ordem Jedi, em Naboo, com somente R2D2 e C3PO como testemunhas. O único que sabia dessa união proibida era Obi Wan Kenobi.

 Anakin e Padmé se casando secretamente em Naboo.

Depois do Episódio II e antes do Episódio III, houve o primeiro material derivado de Star Wars, que também pertence ao novo cânone da franquia, que foram o longa animado The Clone Wars(2008) e a série de desenho animado Star Wars: The Clone Wars(2008-2014), no qual relata a luta da república contra os separatistas, onde Anakin acaba tendo uma padawan, chamada Ahsoka Tano, mais isso será melhor relatado depois.


Sábado, irei falar sobre Star Wars Episódio III - A Vingança dos Sith, o último da trilogia prequel. Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário