Hoje falaremos sobre o Episódio III de Star Wars, que fecha a trilogia prequel!!!
Star Wars Episódio III é de longe o mais sombrio de toda a saga Star Wars, superando até mesmo O Império Contra Ataca(1980). No longa de 2005, até C3PO tenta fazer sua parte no alívio cômico, mas mesmo assim é pouco. E não dá para ter felicidade, pois ocorre o pior momento na história dos Jedis, quando estes são perseguidos e executados pelos Sith, que tomaram o controle da república, como vocês verão na história.
A história começa com a Guerra dos Clones no seu momento crítico. Para acompanhar esse momento histórico, vale também assistir ao longa animada The Clone Wars(2008) e a série de mesmo nome(2008-2014), que ilustra bem o que foi a Guerra dos Clones, com a luta da república contra os separatistas, liderados por Conde Dookan.
Bom, o temível general dos droides, General Grievous(que também aparece na série animada e aliado de Dookan) invadiu a república e sequestrou o Chanceler Palpatine, mas não conseguiu fugir da atmosfera de Coruscant. Com isso, dois cavaleiros jedis, Obi Wan Kenobi e Anakin Skywalker, com a ajuda do exército clone, foram enviados para salvar o Chanceler detido.
O cerco sobre Coruscant, o inicio espetacular do terceiro filme.
Após conseguirem salvar o Chanceler, com Anakin matando Dookan, o decapitando, a mando de Palpatine, mesmo indo contra os princípios Jedis, já que Darth Tyrannus estava sem as mãos. Contudo, Palpatine lembrou que não é a primeira vez que Skywalker mata, já que lhe contou sobre o ocorrido em Tattoine, quando Anakin matou a sangue frio todos os tuskens, devido a morte de sua mãe.
No decorrer do resgate, Anakin e Obi Wan acabam sendo emboscados por Grievous, mas acabam se saindo bem dessa. No entanto, Grievous, como sempre fazia, acabou escapando.
General Grievous, que era conhecido por caçar jedis.
De volta a Coruscant, a politica começa a ser bastante importante. Com a escapada de Grievous, o Chanceler Palpatine, ao retorno á capital da república, pretende ficar ainda mais no poder do senado, a fim de evitar a guerra dos clones, mesmo com o seu mandato já expirado e consegue tal objetivo.
O Conselho Jedi começa a suspeitar de Palpatine, levando em conta o que Dookan disse a Obi Wan Kenobi em Episódio II(2002), quando afirmou que o senado estava sob a influência de Lorde Sidious. Inclusive, Mestre Windu chegou a afirmar que sentia que o lado negro envolvia o chanceler.
Ao voltar de Coruscant, Padmé avisa a Anakin que está grávida dele e ao fato da senadora Amidala ser mãe, poderia fazer com que a rainha de Naboo expulsasse Padmé do senado de Naboo, enquanto que Anakin seria expulso da Ordem Jedi, já que ambos não podem ter relacionamentos, sendo proibido pela lei.
Bom, eles não chegaram a discutir como iriam reverter essa situação, com Padmé só dizendo que o bebê seria criado em Naboo, assim como Amidala foi. R2-D2 e C3PO estão sob guarda de Anakin e Padmé.
Nesse meio tempo, Anakin começa a sonhar com Padmé morrendo no parto, tendo premonições, assim como aconteceu com o episódio de sua mãe, que acabou morrendo. Ani diz a Padmé que não irá deixar que isso aconteça com ela também.
Anakin já começa a sonhar com a morte de Padmé no parto.
Anakin procura Mestre Yoda e sem falar especificamente dos sonhos de Padmé, conta sobre o que fazer para evitar que essas premonições aconteçam e Yoda lhe adverte que essas preocupações o poderão arruinar, o levando para o lado sombrio da força.
Sua preocupação com Padmé faz Anakin perdeu o encontro dos relatórias de guerra da Guerra dos Clones e Obi Wan afirma que algo está errado com o Chanceler, já que ele está no poder há muito tempo e a guerra nunca terminou de fato. Como amigo e mentor do padawan de Obi Wan, Anakin não concorda com a opinião de seu mestre.
E vimos que mais do que nunca, Palpatine está muito perto de Anakin, já que ele o nomeia como representante oficial do Chanceler no Conselho Jedi, mesmo indo contra os princípios da Ordem Jedi.
O Conselho Jedi, de má vontade, autoriza a entrada de Anakin no Conselho Jedi, mas não lhe faz mestre Jedi, já que ainda não tem idade suficiente. Anakin não gosta disso e tenta iniciar um debate com Mestre Windu, que o manda sentar.
O fato da raiva de Anakin é pelo fato de que todos os membros do Conselho Jedi são mestres, só ele que não. No entanto, Obi Wan lhe diz que ele fazer parte de um Conselho Jedi, com a idade dele, é algo inédito.
O motivo de Anakin estar no Conselho Jedi é de ele espionar o Chanceler. Obi Wan lhe deu essa tarefa na surdina, já que se desse no Conselho, ficaria registrado nos arquivos da república, com Palpatine podendo ver. O futuro lorde sombrio não concordou com essa missão, já que iria trair o seu amigo e mentor, mas teve que fazer, pois o Conselho andava desconfiado do Chanceler Supremo.
No Conselho Jedi, eles descobrem que o próximo lugar em que teria guerra seria em Kashyyyk, lar dos Wookies e como não poderiam perder mais sistemas na causa dos separatistas, Mestre Yoda foi incumbido de visitar os Wookies, já que tinham uma boa relação. Kenobi afirma a Mestre Windu e Yoda sobre a missão de Anakin, que ele aceitou de forma pouco convincente. Windu já começa a desconfiar de Skywalker. Kenobi refuta a tese da teoria, de que Anakin seria o escolhido para derrotar os siths e trazer equilíbrio á força. Entretanto, Yoda rebate, afirmando que essa profecia poderia ter sido mal interpretada.
Enquanto isso, Grievous se escondeu no sistema de Utapau, na Orla Exterior e a mando de Sidious, manda os líderes separatistas restantes para o sistema de Mustafar, enquanto que o lorde sombrio acharia um novo aprendiz após a morte de Dookan, um que seria jovem e muito poderoso.
Anakin relata a Padmé sobre a tarefa de ter que espionar Palpatine. Amidala meio que deixa exposto que acha que Palpatine está reprimindo a democracia da república, pedindo a Ani para convencer ao Chanceler de encerrar a guerra e que a democracia volte. Ele não gosta deste pedido, mas minutos depois, eles se reconciliam.
Num evento de opera, em que Palpatine convida Anakin, ele o informa que a Unidade de Inteligência dos Clones revelou o paradeio de Grievous e que na avaliação do Chanceler, ele acredita que Anakin está preparado para a missão.
Durante a conversa, o Chanceler afirma que sente que os Jedis querem lhe trair, além de relatar para Anakin sobre a lenda sith de Darth Plagueis, que era um lorde sombrio que era muito sábio e poderoso, que poderia influenciar os mid-chlorians para criar vida, além de salvar as pessoas da morte. Ele ensinou tudo que adquiriu ao seu aprendiz, que o acabou matando quando estava dormindo.
Anakin se interessa pela última parte e pergunta como pode obter esse poder e Palpatine lhe garante que só tem conhecimento desse poder se ele fosse um sith.
Palpatine e Anakin na opera espacial.
No Conselho, Anakin relata sobre a informação que Palpatine lhe deu sobre o paradeio de Grievous, além de relatar o fato de que o Chanceler queria Anakin na missão. Contudo, o Conselho acaba apontando Obi Wan Kenobi como o responsável pela essa captura de Grievous, que se daria o fim da guerra.
Antes de ir a Utapau, vemos uma conversa bem legal entre Anakin e Obi Wan, antes do trágico evento acontecer.
Obi Wan chegou a visitar Padmé e Anakin descobre isso. Contudo, ela disse que ele visitou-la para saber como estava Anakin, já que estava sob muita pressão, já que tinha que espionar Palpatine e Skywalker relata que sente que os membros do Conselho não acreditam nele, pois não pensa como um Jedi, querendo ter mais poder que qualquer um, além de avisar que achou um jeito de salvar Padmé da morte.
Ao chegar em Utapau, Obi Wan chegaria sozinho, com os clones vindo depois e descobre que Grievous está usando o povo como refém. O mestre Jedi encontra o droide e começam a batalha. Devido ao fato de ser aliado com Dookan, Grievous aprendeu as nobres artes do sabre de luz e acaba usando no combate diante de Obi Wan, como na imagem abaixo:
O capitão do exército clone, Cody, informa que Obi Wan fez contato em Utapau e que já iniciaram o confronto, assim como aconteceu com Yoda na terra dos Wookies.
Mestre Windu manda Anakin informar ao Chanceler sobre Obi Wan. Windu relata aos jedis que sente que Palpatine está cercado do poder do lado sombrio e caso a guerra termine e ele não saia do posto de Chanceler Supremo, os Jedis iriam tirar Palpatine do poder, de forma pacífica, até que um novo Chanceler fosse eleito de forma democrática.
Anakin contata o Chanceler e chega a dizer que sente que o Conselho Jedi o vem afastando dos interesses Jedis. Aproveitando a brecha, Palpatine afirma que ele é o lorde sombrio Sidious e pede que Anakin o siga para o lado negro da força, para deixar de ser uma marionete do Conselho Jedi, além de ser o único que saiba o poder de salvar Padmé, de uma morte certa.
No primeiro momento, Anakin relata a Windu sobre o fato de Palpatine ser Darth Sidious. Mesmo assim, na missão de prender o Chanceler, Windu não leva Anakin com ele, pois sente confusão em sua mente, mas acaba ganhando um pouco de confiança do padawan de Kenobi e o manda esperar por ele na sala do Conselho.
Lá, Anakin sente confusão com as palavras dita pelo Chanceler e decide ir atrás de Windu e o pequeno exército Jedi até a sede do Chanceler. Em Utapau, Kenobi mata Grievous, mas a guerra ainda não terminou.
No palácio do Chanceler, Palpatine se revela aos Jedis que ele é o lorde sombrio e após matar todos, acaba sendo contido por Windu, até a chegada de Anakin. Ao descobrir que Sidious tem um poder ilimitado, o mestre Jedi decide matá-lo em sua fraqueza, já que ele é uma ameça para a república, pois controla o senado e a corte. Skywalker diz que isso não está de acordo com os princípios Jedis, além de precisar que Sidious continuasse vivo. Anakin acaba cortando o braço de Windu e Sidious volta a ter poderes ilimitados(na verdade, estava fingindo), matando Windu. A luta fez Sidious ficar desfigurado.
Imagem de Darth Sidious desfigurado
A partir deste momento, Anakin passou a ser aprendiz de Darth Sidious e se tornando Darth Vader.
O momento em que Anakin se torna Darth Vader.
Como os Jedis logo descobririam o plano dos Siths de tomar o poder e todos iriam morrer, inclusive os senadores partidários a Sidious, Anakin foi incumbido de ir ao Templo Jedi, matar todos os Jedis, tanto adultos quanto crianças, para pegá-los despreveni-los e sua caminhada ao lado sombrio estaria encerrada, podendo salvar Padmé de uma morte certa.
Enquanto aos Jedis ao redor da galáxia, Sidious tinha um plano especial. Os clones já tinham um acordo feito com o lorde sombrio, quando esta hora chegasse e chegou. Os clones estavam autorizados a matar todos os Jedis, cumprindo a famosa Ordem 66.
Dito isso, Anakin cumpriu o seu dever, assim como os clones, que exterminaram todos os Jedis, num momento nunca visto antes em toda a história de Star Wars, uma cena impactante e marcante.
Os únicos Jedis sobreviventes(no filme) foram Obi Wan e Yoda, que acabou até saindo de Kashyyk para tentar contornar esta situação.
Após matar todos os Jedis, Anakin voltou a ver Padmé, que soube da confusão e afirmou que descobriu que os Jedis estavam querendo tomar a república, relatando que viu com os próprios olhos Mestre Windu tentar matar o Chanceler. Depois do atentando, Anakin deixou claro que irá ser leal ao chanceler e que ele lhe confiou uma missão de ir até Mustafar para matar os lideres separatistas, dando fim a guerra.
Obi Wan consegue fazer contato com Yoda e descobre que muitos Jedis foram mortos nesta emboscada.
Numa mensagem falsa vindo do Templo Jedi e o pedido de Palpatine, solicitando a presença do senador Organa(responsável por resgatar tanto Yoda quanto Kenobi) numa sessão especial do congresso, foi a válvula de escape para os dois Jedis invadirem o Templo Jedi, verem se ter alguma Jedi sobrevivente e alterar a mensagem falsa, para que nenhum Jedi caia nesta armadilha.
Anakin chega ao sistema Mustafar e conforme prometido, mata todos os lideres separatistas, numa cena em que mostra - se claramente que ele está tomado pelo poder sombrio.
No senado, Palpatine relata o atentando contra a sua vida e para dar mais segurança e tranquilidade a república, a república estaria se convertendo para o Primeiro Império Galático e a promulgação foi recebida com aplausos. Nesta hora, Padmé, presente no encontro, diz uma frase bem legal: "é assim que a liberdade morre, com estrondosos aplausos", retratando o seu descontentamento com essa medida.
Momento em que Sidious anuncia o Primeiro Império Galático.
No Templo Jedi, após matar os clones, Yoda e Obi Wan descobrem que nem as crianças foram poupadas do extermínio e Kenobi acaba descobrindo uma verdade bastante terrível, após mudar a mensagem falsa. A verdade que Anakin foi para o lado sombrio da força, se tornando Darth Vader.
Obi Wan acaba sendo incumbido de ir atrás de Anakin, enquanto Yoda trataria com o Imperador, já que Kenobi não tinha poderes suficientes para enfrentar o lorde sith.
Obi Wan vai atrás de Padmé, lhe perguntar para onde foi Anakin, algo que ela não diz. Ele a conta sobre o fato de Anakin ter sido abduzido pelo lado negro da força e que irá matá-lo, além de descobrir que ele será pai.
Devido ao fato chocante, Padmé decide ir atrás de Anakin, indo até Mustafar, com Obi Wan indo escondido.
Em Mustafar, após matar os líderes separatistas, Anakin recebe a missão de contatar as naves de Federação do Comércio, avisando para desligar todos os droides.
Padmé chega a Mustafar e descobre que Anakin realmente está mudado e afirmando que não pode segui-lo por esse caminho. Ao ver Obi Wan, Anakin acha que ela o trouxe para matá-lo e acaba estrangulando Padmé, mas não chega a matá-la.
Obi Wan descobre que Anakin está realmente mudado e ambos lutam no fogo do planeta Mustafar, numa das cenas mais eletrizantes de toda a franquia, ao mesmo tempo que Yoda e Palpatine travam uma batalha no senado galático, digna de dois mestres e Yoda acaba descobrindo o poder ilimitado de Sidious(depois daria essa informação a Luke Skywalker).
Anakin vs Obi Wan
Yoda vs Sidious
Yoda não conseguiu deter Sidious e acabou sendo resgatado por Bail Organa, afirmando que deveria ir para o exílio, já que sua missão havia acabado.
Já em Mustafar, Obi Wan acaba cortando o braço e as pernas de Anakin, o vendo queimar no fogo de Mustafar, totalmente frustado com seu padawan. Ele pega o sabre de luz de Anakin(mais tarde, daria para Luke).
C3PO chega a resgatar Padmé e a coloca a bordo, afirmando que ela está prestes a ter bebês. Obi Wan acompanha C3PO, faz contato com Yoda e presencia o nascimento de Luke e Leia. Desgostosa com o que Anakin havia se transformado, Padmé acaba morrendo e nas suas últimas palavras, diz a Obi Wan que ainda existe bondade em Anakin.
Sentindo que seu aprendiz estava em perigo, Sidious foi até Mustafar e viu Anakin totalmente desfigurado. Contudo, ainda vivo.
Ele o leva até Coruscant e lá acaba se transformando realmente no Darth Vader, passando a ter o seu ícone capacete de respiração. Quando soube da morte de Padmé, Vader fica descontrolado.
Eis Darth Vader.
Padmé é enterrada em Naboo e leva consigo o amuleto que o jovem Anakin Skywalker lhe fez em Episódio 1(1999).
O enterro de Padmé
Para fugir da presença dos Sith, Yoda decide separar os gêmeos Skywalker. Leia acaba ficando na posse de Bail Organa, que a adota como pai adotivo, enquanto que Obi Wan é encarregado de levar Luke para os seus tios Owen e Beru em Tattoine, mas ficaria de olho no garoto.
Enquanto estivesse em Tattoine, Yoda afirmou que iria treiná-lo para conversar com o seu antigo mestre, Quin - Gon, que ressurgiu dos reinos dos mortos da força. Ambos iriam ficar um tempo sem se ver.
Os primeiros passos do Império Galático começam a serem dados e vimos a construção da primeira estrela da morte, sob o olhar do Imperador e de Darth Vader, além de aparecer em relance o governador Tarkin, que coordenou, junto com Vader, a operação da primeira Estrela da Morte.
Vader e Sidious olhando a construção da primeira estrela da morte, com Tarkin ao lado.
Leia vai morar com Bail Organa em Aldeeran, enquanto que Luke fica com o seu tio em Tattoine e o filme termina com Owen e Beru vendo os dois sois de Tattoine.
Amanhã falaremos sobre Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança. Não percam!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário