terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A rivalidade entre anões e elfos parte 1!!!

Conheça um pouco desta rivalidade entre essas duas raças da Terra Média!!!



Uma das grandes rivalidades existentes da Terra Média, anões e elfos quase nunca se bicavam. No entanto, nem sempre foi assim.

Hoje, o post irá fazer um especial falando sobre como surgiu essa rivalidade, mostrando o momento em que eram aliados e o por quê que se revoltaram uns com outros!!!

Antes de começarmos, vale notar que o portão de Moria(um dos reinos de Moria) está escrito em élfico, facilitando a vinda de elfos pelo oeste para visitar os salões de pedras, mostrando que nem sempre anões e elfos foram inimigos, tanto que para o visitante entrar no lugar, teria que falar a palavra Mellon, que significa amigo em élfico.

O portão de Moria

O começo desta rixa entre anões e elfos começou bem antes destas raças começarem a andar na Terra Média. Erus Illuvatar, o deus supremo da Terra Média, esperando o momento propício para despertar suas criações, os Elfos e Homens, porém, Aule, mostrando impaciência com a demora de Eru em despertar os seres, decidindo criar as suas próprias espécies e assim foram criados os anões, sendo diferente dos filhos de Illuvatar, sendo mais brutos e resistentes, na tentativa de derrotar Morgoth, que foi um antigo mestre de Sauron.

Devido a essa criação, Eru censurou Aule, mas permitiu a criação dos anões. Contudo, recusou-se a consertar qualquer erro que Aule pudesse ter cometido quando este criou os anões.

"Muitas vezes haverá discórdia entre os teus e os meus, os filhos de minha adoção(anões) e os de minha escolha(elfos e homens)"(Silmarillion, "De Aule e Yavanna", pág. 41).

Os elfos foram convidados para ir até Valinor, terra abençoada pelos Valar. Entretanto, o elfo Elwe acabou permanecendo nas cavernas de Menegroth, fundando seu reino onde muito outros de sua raça vieram a morar.

O elfo Elwe

Conhecendo os anões. Elwe os contratou para construir e ornamentar os salões de Menegronoth, já que antigamente, os elfos apreciavam as habilidades dos anões e a beleza do reino Thingol, como Elwe passou a chamá-lo.

O inicio desta parceria iniciou o comercio entre anões e elfos da Terra Média, existindo um grande respeito e harmonia entre as raças na Primeira Era, tanto que o elfo Finrod decidiu construir uma fortaleza sob a imagem de Menegronoth, contando novamente com os trabalhos dos anões de Belegost e Nogrod.

Contudo, essa relação iria ruir devido a tragédia pelo Colar dos Anões, começando a desavença entre as duas raças.

 O Colar dos Anões

O Nauglamír, o "Colar dos Anões", acabou sendo feito no inicio da Primeira Era, através dos anões de Belegost e Nogrod para o príncipe élfico Finrod, usando as joias que trouxe consigo de Valinor.

No entanto, depois da morte de Finrod e a queda do reino de Norgothrond, o colar foi encontrado pelo amaldiçoado Hurin, levando - o diante ao rei Doriath, o elfo Thingol, começando a grande tragédia associada ao colar. 


Na parte 2, falaremos sobre os acontecimentos referentes ao Colar dos Anões!!!

Um comentário: