Noticia surpreendente para os estudiosos de ambos os autores!!!
Já é sabido que C.S.Lewis, escritor de As Crônicas de Nárnia, foi amigo de longa data de J.R.R.Tolkien, que dispensa apresentações. Ambos lutaram na Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918, no qual sofreram as consequências, principalmente Tolkien.
Contudo, essa não foi a última vez que tanto Tolkien e Lewis serviram o seu país em uma guerra.
Uma descoberta recente afirma que ambos trabalharam como agentes secretos do governo britânico na Segunda Guerra Mundial.
É bom lembrar que o livro do Hobbit foi escrito em 1937, enquanto o três livros do Senhor dos Anéis foram escritos entre 1954 e 1955.
Já as Crônicas de Nárnia, que são no todo sete livros, foram escritos entre 1950 e 1956.
Segundo em livros escritos pelos estudiosos de Tolkien, Wayne Hammond e Christina Scull, o professor foi chamado para trabalhar no Departamento de Criptografia do Ministério das Relações em caso de guerra em Janeiro de 1939, dois anos após ter publicado O Hobbit, além de ter realizado cursos nesta área em Março, tendo sido dispensado em Outubro. A guerra começou no mês de Setembro, quando a Alemanha Nazista invadiu a Polônia.
No dia 16 de Setembro de 2009, uma matéria do jornal Daily Telegraph havia publicado uma nota que afirmava que Tolkien atuou como espião britânico antes da Segunda Guerra Mundial, afirmando que o escritor havia passado nos exames que realizou, se tornando apto para servir o governo britânico.
Essa matéria pode ser encontrada logo a seguir, porém, está em inglês: http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/6197169/JRR-Tolkien-trained-as-British-spy.html
Também em Abril de 2015 foi publicado um livro chamado "J.R.R.Tolkien: Codemaker, Spy-Master, Hero: an unauthorised biography(J.R.R.Tolkien: Codificador, Mestre Espião, Herói: uma biografia não autorizada)", escrita por Alex Lewis(ex-diretor da The Tolkien Society) e Ruth Lancon.
No material, os autores detalham as atividades de Tolkien como um suposto agente secreto do governo britânico(infelizmente, este livro não se encontra para baixar em pdf).
Um estudioso de C.S.Lewis também acabou descobrindo que o criador de Nárnia também foi um agente secreto a serviço do governo da Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em artigo publicado em Dezembro de 2015(vocês podem conferir aqui(http://www.christianitytoday.com/ct/2015/december-web-only/cs-lewis-secret-agent.html), o doutor Harry Lee Poole, um dos estudiosos de Lewis, sendo um colecionador de livros e objetos de Lewis, afirma ter encontrado um áudio com a voz do escritor, em uma palestra discutindo um tema chamado "The Norse Spirit in English Literature(O Espirito Nórdico da Literatura Inglesa)", sendo gravado em Maio de 1941, no qual tinha a finalidade de transmitir uma mensagem de propaganda de guerra. Pelo menos foi isso que o estudioso entendeu.
Dr. Henry Poole é professor da Union University in Tennessee, sendo um dos autores de livros de estudo sobre Tolkien e Lewis.
Vale notar que nem Tolkien e Lewis trabalharam juntos na guerra e podemos afirmar que o autor de Senhor dos Anéis possa ter indicado ao governo britânico para que contasse com os serviços de Lewis, já que Tolkien foi espião em 1939, enquanto o criador de Nárnia serviu como agente no ano de 1941.
Contudo, mais material deverá ser divulgado em breve, enriquecendo essa questão polêmica!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário