sábado, 13 de fevereiro de 2016

A influência de Tolkien na cultura: Literatura

Vamos falar sobre livros inspirados em Tolkien!!!



Hoje iremos falar sobre a influência de Tolkien na literatura, onde se tem muitos livros inspirados nas obras do escritor!!!


Harry Potter


E inegável não falar que Harry Potter tem, em sua maioria, elementos de O Senhor dos Anéis, como a jornada do herói, um velho sábio que orienta um jovem herói, um inimigo que deseja quer todos fiquem a seus pés, para destruir o vilão, é preciso destruir aquilo que é importante para ele.

Mesmo com similaridades, Harry Potter não é uma cópia de O Senhor dos Anéis, pois o estilo narrativo e as jornadas dos heróis são totalmente diferentes.


As Crônicas de Nárnia


Como eram amigos e sendo o único que leu os esboços de O Senhor dos Anéis, C.S.Lewis também foi bastante influenciado pelo amigo na criação de As Crônicas de Nárnia.

A história, primeiramente, envolve quatro crianças(no quarto livro, o foco é em outros personagens) que descobrem o mundo mágico de Nárnia, que tem orcs, anões, magos e centauros, como principais destaques, além de Aslan, um leão que serve como um mestre sábio, meio que sendo um Gandalf em uma versão felina.


Crônicas do Gelo e do Fogo


Como já dito antes, George R.R.Martin é um fã aficionado por Tolkien, mas sua obra difere bastante daquilo que vimos em O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Apesar de ter a figura de um anão, dragões, gigantes e wargs, a série é focada em mais de brigas de famílias pelo poder, violência e sexo forte.

Diria que é um Senhor dos Anéis realmente para adultos, com temáticas mais sérias e com um cenário bem sombrio.


Eragon


Eragon não é uma cópia de Senhor dos Anéis, mas chega a ser bastante.

A saga tem a figura de um mestre sábio, um vilão que só deseja poder, além de dragões, espectros, humanos, anões e elfos.


Dragonlance


Publicado em 1984, a série de livros de Dragonlance também segue bastante a mitologia de Tolkien, sendo uma fantasia medieval, levando elementos como anões, elfos, humanos e dragões.

Os livros de Dragonlance possibilitaram que esse conteúdo se expandisse pelas mídias, virando games, jogos de RPG, audiolivros e até animação, mas a animação não ficou boa.

Por enquanto, são quatro livros da saga já publicados.


No último especial, falaremos sobre a influência de Tolkien na música. Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário