sábado, 5 de março de 2016

Confrontos de sagas: Senhor dos Anéis x Harry Potter(filmes)

Mais um confronto envolvendo essas duas sagas!!!




Dando seguimento ao confronto entre Senhor dos Anéis e Harry Potter, hoje falaremos dos filmes que esses brilhantes livros ganharam e vê no final quem levará esse duelo!!!


Senhor dos Anéis


Muitos falavam que não daria para uma adaptação de qualquer obra de Tolkien ao cinema, já que eram muito complexas. Contudo, houve uma pessoa que pensava diferente.

Peter Jackson, que na época, era um diretor pouco reconhecido, decidiu adaptar os livros do Senhor dos Anéis ao cinema e foi extremamente feliz com isso.

Os três filmes, no todo, ganharam 17 oscars e ficou na história como longas históricos e que todas as pessoas devem assistir antes de morrer, devido as suas montagens, fotografias, trilha sonora(que é lindíssima), figurino, efeitos visuais e atores de primeira linha, além de direção e produção formidável, que contribuir e muito para o sucesso da trilogia Senhor dos Anéis.

Jackson conseguiu colocar os pensamentos de Tolkien contidos nos livros para o cinema, de forma espetacular, representando aquela sensação de épico que se tinha nas obras para o audiovisual. É claro que ele fez algumas mudanças que não estão presentes nos livros, mas a maioria foi de uma forma bem consistente.


Harry Potter



A Warner teve muito êxito em fazer os livros de Harry Potter viraram filmes, tanto que chegaram a marca de 1 bilhão e os longas também são muitos bons, no entanto, diferente do Senhor dos Anéis, as mudanças que alguns diretores fizeram nestes materiais, a maioria não agradou em nada.

Diferente de Senhor dos Anéis, no qual os filmes estavam sob a mesma direção, Harry Potter teve muitas mudanças de diretores, que colocavam as suas visões nos filmes, algumas benéficas, outras não.

No primeiro e segundo, os longas foram dirigidos por Chris Columbus e para mim, são os melhores, pois foram bem fiéis ao material que J.K.Rowling apresentou.

O terceiro foi dirigido por Alfonso Cuáron e também está entre os meus favoritos, pois fez com que Harry Potter deixasse de ser apenas filmes de crianças, para se tornar longas adultos. No entanto, o filme poderia ter mostrado a final do Campeonato de Quadribol, que foi um momento muito importante na saga, já que Grifinória voltou a ganhar depois de muito tempo, ter omitido a história dos Marotos e o fato de que o Salão Comunal da Grifinória se encontra um lance acima das escadas que se movem, sendo uma montagem bizarra.

No quarto longa, Mike Newell teve o comando da claquete e conseguiu mostrar um material superior ao terceiro, proporcionando o crescimento dos atores, fazendo um filme mais maduro, ao mesmo tempo engraçado. Contudo, tem os seus erros e o principal erro foi a atuação de Alvo Dumbledore. Nada contra o ator Michael Gambon, que representou muito bem o personagem, mas neste caso, foi mal dirigido, pois o Dumbledore do quarto filme é uma pessoa muito colérica, gritando, empurrando o Harry em uma parede para descobrir se ele tinha colocado seu nome no Cálice de Fogo(nesta cena, também vale reparar que chega uma hora que Dumbledore está meio que sem fôlego de tanta raiva), tendo uma visão diferente daquilo que conhecemos do diretor, uma pessoa calma e serena.

Já a partir do quinto, os filmes foram dirigidos por David Yates. Começara muito mal, pois o quinto e o sexto filme são filmes esquecíveis e são considerados os piores filmes da saga(principalmente o sexto), pois omitiu muita informação e inventou cenas que são patéticas, como por exemplo o beijo de Harry e Gina(quem leu o livro, sabe do que estou falando), a cena do Harry conhecendo uma garota na lanchonete, a omissão do passado de Voldemort e o mais pesado, a não aparição do funeral de Dumbledore, que é imperdoável para um bruxo de tamanha importância. No sexto filme, vale a pena notar que os uniformes de Quadribol da Grifinória é ridículo, sendo feito de muito mal gosto e o cenário cinzento do longa foi muito exagerado(vocês podem ter percebido que o Enigma do Príncipe não é meu filme favorito e mais a frente irei explicar o por quê).

Nas duas partes de Relíquias de Morte, Yates conseguiu mostrar um avanço, porém, os erros continuavam, como a batalha entre Harry e Voldemort em Hogwarts e o fato de que Harry quebrou a Varinha das Varinhas, numa cena inventada, que não tem nos livros e que foi muito sem sentido.

O lado positivo desses filmes foram os figurinos, os cenários, a produção, efeitos visuais e os atores.


Vencedor!!!



Neste quesito, o vencedor foi a trilogia Senhor dos Anéis, que conseguiu retratar os pensamentos de Tolkien em algo épico. Já sobre Harry Potter, os livros são melhores que os filmes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário